Vender como afiliado

Vender como afiliado: 6 dicas infalíveis para iniciantes!

Em primeiro lugar, é preciso que você estude o nicho que quer trabalhar e também o produto e o segmento que irá se concentrar para vender. Essa prática é muito importante para você ter foco e não “atirar para todos os lados”, perdendo tempo e não obtendo resultados expressivos.

Estudo de nicho e escolha do produto

Mesmo que o Programa de Afiliados proporcione um nicho muito amplo, você não deve tentar tudo de uma vez. Por isso, pesquise:

  • Qual será o seu público-alvo;
  • Qual a necessidade desse público;
  • Como irá promover o produto, principalmente se contar com meios como blogs e/ou mídias sociais.

Analise os potenciais clientes verificando como são suas identidades e suas expectavas. Assim, você consegue escolher o produto que naquele momento irá fazer mais sucesso e se tornará o seu carro-chefe.

Pesquisas de cases de sucesso do produto

Uma prática que você deverá levar a sério logo no começo da carreira de afiliados é pesquisar os cases de sucesso do produto escolhido.

Você pode estar se perguntando porque faria isso. O raciocínio é simples: a partir do momento em que você conhece histórias de sucesso, será possível comprovar a eficácia e ainda mostrar o quanto o produto tem credibilidade e eficiência.

Dessa forma, você estará mais motivado a vender e a se concentrar na divulgação do produto, que ganhará interesse do público.

Se não encontrar cases de sucesso de destaque, comece a busca novamente com outro produto. Se você é iniciante no mercado de afiliados, tente localizar um nicho que, além de você conhecer e já ter experiência, apresente um produto que venda e tenha um giro muito grande.

A razão para isso é a seguinte: você já conhece o público-alvo e percebeu, com antecedência, quais são os pontos fortes e frágeis de cada produto, bem como as formas de divulgação mais interessantes para vendê-lo, por exemplo.

Criação de conteúdo

O Marketing e o Programa de Afiliados trabalham lado a lado e são interdependentes entre si. Afinal, não é para menos; a partir do momento em
que você cria uma campanha de marketing ou até um produto digital, tudo gera influência, desde o tamanho da letra, utilização de banner,  complementação com pop-ups etc.

Seja como for, se a intenção é vender mais, é preciso fazer um planejamento que indique qual será o processo de criação até o processo de lançamento, por exemplo. Além de ficar mais organizado, você consegue visualizar melhor toda essa cadeia.

O infoproduto não tem uma materialidade específica que pode ser manipulada e emprestada. Exemplos clássicos de infoprodutos são e-books, áudios, vídeos e softwares.

Muitas pessoas investem em infoprodutos para ganhar dinheiro na internet, com a divulgação de suas criações por meio de afiliados. O sucesso de boa parte dessas inciavas reside no fato de que os afiliados criam campanhas muito poderosas, com conteúdo consistente, que tem como objetivo informar e ajudar o público-alvo que quer saber mais sobre o tema.

Aliás, falando em marketing digital, se conseguir algumas parcerias para atrair um novo público, será ainda mais enriquecedor para você.

Hoje em dia, a internet é feita de iniciavas colevas, por meio das quais cada um quer ajudar o outro. Por isso, procure por sites parceiros que falam do mesmo tema que você e divulgue o infoproduto ao qual você se afiliou em outras páginas, aumentando o número de leitores e, consequentemente, o tráfego.

Comunicação com o público

Quando se fala de comunicação eficiente, é fundamental que você esteja atento às necessidades do seu público-alvo.

E onde você consegue isso?
Estando presente nas redes sociais e interagindo com as pessoas!

Isso quer dizer que você precisa criar perfis e se concentrar em divulgar seu produto como afiliado de forma inteligente, para, sem grande insistência,
conseguir conquistar muitos fãs. Esses são os potenciais clientes.

Já que estamos falando em ganhar mais como afiliados, precisamos citar como o marketing digital é importante nesse momento. Então, mostre
prévias/aperitivos, peça comentários e feedbacks, sempre se preocupando com a reação dos clientes e se houve ou não afinidade com a proposta de seu produto.

O resultado, com tal estratégia é: conseguir promover credibilidade e ainda deixar um canal de comunicação muito mais aberto e amigável para que as
pessoas possam entrar em contato com você.

E-mail marketing

E não podemos falar de comunicação com o público, sem mencionar e-mail marketing. Trata-se de uma das ferramentas nas quais o afiliado mais precisa investir, formando uma grande lista de contatos para compartilhar a interessados em um nicho, um novo infoproduto.

Por exemplo, é importante que você faça uma página de captura. Sabe por quê?

Quando o cliente/leitor entrar no blog ou site oficial para ler seus textos (investimento em marketing de conteúdo), uma página ou janela irá se abrir para que esse visitante realize uma ação, como assinar a newsletter, baixar uma isca digital, entre outros. Mas deverá deixar uma informação para contato. É aí que se constroem as listas de e-mail.

Impulsionar as vendas com o e-mail marketing exige técnicas específicas de copywriting (escrita destinada à conversão), mas não se preocupe, você também poderá fazer, se ver bom senso para comunicar-se com seu público.

Alguns cuidados que podemos mencionar são: não se preocupe com a venda em si. Um bom e-mail marketing não fala para comprar, mas sim desperta o desejo de compra em quem lê a mensagem. Portanto, você deve ir além da mensagem padrão, indicando novos produtos de interesse do consumidor.

A forma prática de se lidar com a lista no marketing de afiliados é através do mecanismo de atrair, ou “chamar” o leitor. Afinal, ter mais lucros não indica que você tenha de enviar somente e-mails sobre as vendas, pelo contrário: seja suave, dialogue, crie um relacionamento.

Então, com um público já cavo e mais receptivo, você terá espaço para apresentar seu infoproduto, com boas chances de venda e lucratividade. Mas
para dar certo, seu processo de e-mail marketing precisa obedecer a algumas etapas, como por exemplo:

  • Primeiro, você irá se apresentar e chamará o público para uma conversa;
  • Em seguida, exporá à lista uma abordagem sobre todas as suas dores e/ou demandas, gerando identificação e envolvimento;
  • A partir daí, apresentará cases de sucesso e de superação do obstáculo em questão, criando um clima de interesse e expectava;
  • E então, quando você apresentar o infoproduto como solução para os males, o resultado prático serão vendas em ascensão!

Lembre-se sempre: uma marca de sucesso procura atender às necessidades do cliente e manter o relacionamento em longo prazo; por isso, a importância do conteúdo.

Manter a credibilidade e a confiança faz com que o consumidor sempre procure a marca para realizar novas compras ou consultar valores. É formidável que se estabeleça uma troca entre o afiliado e o cliente, até para que se possa obter pesquisas de feedback para melhoria do negócio. Assim, você vende mais e impulsiona a sua carreira como empreendedor digital!

Lançamento

Uma das melhores formas de conseguir que seu público-alvo saiba sobre qualquer lançamento que você estiver planejando é por meio da divulgação em redes sociais.

Uma dica interessante para angariar mais visibilidade é anunciar uma pré-venda ou até liberar alguns trechos para que chame atenção do futuro leitor.

O foco devem ser as redes sociais, pelo fato de ter um poder incrível para atrair audiência e fazer conhecer mais de perto a necessidade do público. Por isso, é preciso estar sempre avo nessas mídias.

Outra forma de divulgação é você oferecer algum material gratuito para capturar mais público como, por exemplo, e-books, infográficos e afins. Essa estratégia é poderosíssima para ganhar a confiança de clientes e gerar conversões.

Um lançamento planejado é uma ótima ideia para você divulgar o seu produto em um prazo estipulado. Assim, você terá a noção de quantas pessoas se interessaram. Normalmente, o prazo é de cinco a dez dias para fechar uma campanha.

Para divulgar o infoproduto, por exemplo, compensa até deixar alguns dias disponível gratuitamente. Desta forma, você poderá ter uma nova percepção acerca da demanda e dos comentários feitos a respeito do que você deseja vender.

É importante também que você peça feedback para, nas próximas edições (se for um e-book, por exemplo), você aprimorar o conteúdo.

Utilizando ainda o apoio de e-mail marketing, é sempre bom lembrar que, em lançamentos, a regra é a mesma: faça um e-mail atraente; em relação ao
conteúdo, é válido também expor estatísticas sobre o seu tema, qual a importância e porque alguém iria querer obter o que você oferece (produto / serviço).

Lucratividade em alta!

Conversão

A conversão de leads é uma das práticas que você precisa investir quando se quer vender mais como afiliado. Neste caso, compensa você utilizar o inbound marketing, que nada mais é do que uma forma de chamar atenção do cliente, conquistando-o, e não o pressionando para realizar a compra.

Funil de vendas

Para isso dar certo, é necessário pôr em prática o funil de vendas, começando pelo estágio de atração até a real “contratação” ou “afirmação” de vendas, em que você oferece o seu produto como sendo o melhor e necessitado por aquele cliente.

Automação de marketing

Aliás, a automação em marketing é muito importante também, porque é a partir dela que você saberá mais como sua estratégia de divulgação tem se saído efetivamente.

A análise de indicadores irá apontar se o público está preparado ou não para a compra, se visualiza as postagens, se está interessado, e se compartilha espontaneamente o material.

Às vezes, o cliente não está pronto para fazer a compra ou confiar na empresa devido a diversos fatores – pode ser que o período do mês não seja o melhor para realizar compras, ou até mesmo o fato de não ter orçamento para comprar.

Sendo qualquer caso, a automação em marketing permite reter esse cliente para interagir com ele a ponto de aumentar a credibilidade do serviço e deixá-lo com desejo de ir às compras.

O lead deve ser informado das novidades e de conteúdos postados em blogs e sites oficiais. Quer uma ótima ferramenta de automatização de marketing? Clique aqui!

Como a automação em marketing visa dinamizar as ações que tratem de leads, isto é, as conversões e estrutura da campanha, a partir do momento em que são segmentados conforme o interesse e necessidade, o trabalho do afiliado diminui.

Lembre-se sempre de que, na comunicação com os leads, é necessário que você, como empreendedor, direcione o público ao conteúdo adequado às suas dores e anseios.

Até porque, como vimos, estando interessado e bem informado, a compra será quase instantânea.

Considerações finais

Você percebe como, em apenas seis dicas práticas, você consegue estabelecer um patamar muito mais elevado na lucratividade como afiliado?

Aplicando essas dicas no seu dia a dia, na forma como você trata os clientes ou se cadastra em um Programa de Afiliados, você estará propenso a obter resultados fantásticos.

Ser empreendedor digital, atualmente, não é uma tarefa fácil; entretanto, se você mantiver a credibilidade e a seriedade em divulgar produtos que se tornem úteis para o seu público-alvo, dentro de um segmento que você conhece muito bem, dará certo!

Por isso, faça do marketing digital seu aliado na hora de querer vender mais como afiliado. O que você não pode é apenas estar nas redes sociais, o dia todo, lotando a caixa de mensagens do potencial cliente.

Conquiste! Chame a atenção! Venda de forma eficaz!

Mãos à obra!