Deseja entrar para o mercado de Marketing Digital e está se perguntando por onde começar: ser um produtor ou afiliado? É realmente uma decisão bem complicada no início desta jornada. São dois profissionais muito importantes, pois sem o produtor não há o que vender. E o afiliado é o “vendedor”, o elo entre produtor e consumidor final.
O conceito de “home office” se espalhou e, com ele, a procura por produtos e trabalhos online cresceu muito. Afinal, todos nós desejamos trabalhar no conforto de nossos lares. Então, se você possui uma ideia incrível e exclusiva que pode ajudar alguém, pode se tornar um produtor. Ou, ainda, se for uma pessoa comunicativa e persuasiva, poderá ter sucesso como afiliado.
Veja também – Canva para Negócios: domine essa ferramenta de design!
Pensando neste mercado e nas oportunidades que ele oferece, vamos descrever os perfis destes dois profissionais do Marketing Digital, permitindo, assim, que você analise em qual perfil se encaixa melhor. Vale ressaltar que uma pessoa pode trabalhar em ambas as funções.
Basta estudar e se aperfeiçoar, pois ser um afiliado ou produtor não significa ganhar dinheiro fácil. É uma atividade que exige esforço e dedicação, como qualquer outra.
O que é um produtor digital?
Os produtores criam conteúdos online, partindo do princípio de que há um problema a ser solucionado e apresentando a solução. Os materiais criados podem ser cursos, e-books ou outros que possam ser vendidos pela internet.
Para ter sucesso como produtor de conteúdos online, é preciso ter algumas habilidades e produzir conteúdos que chamem a atenção do público-alvo.
Como se tornar um produtor digital?
Ensinar com facilidade
Os produtores digitais são pessoas que nasceram com a habilidade de ensinar. Seja por experiência profissional ou pessoal, o produtor precisa ser um mestre por natureza. Nada impede que alguém sem a habilidade de instruir possa se tornar um bom produtor de conteúdos.
No entanto, se você já tem este talento por natureza, fica mais fácil se destacar nesta profissão. Com o talento desenvolvido, basta encontrar um nicho para aturar, ou seja, um assunto que tenha conhecimento e deseje compartilhar.
Conhecer o conteúdo
Logicamente, se deseja compartilhar conhecimentos através de um curso digital, é indispensável ser especialista no assunto.
Quanto mais domínio do conteúdo abordado, mais convincente será para o seu público-alvo. Para ensinar com clareza, muitas vezes, é preciso aprender mais. Saber como transmitir este conteúdo de forma clara e eficiente. Uma boa opção é pesquisar e se aperfeiçoar até que seja capaz de transmitir este conhecimento à outra pessoa.
E se você tem uma ideia incrível, não é especialista no assunto, também pode convidar alguém para uma parceria. Neste caso, um foca nas estratégias de Marketing Digital e o outro faz o papel do professor.
Ter foco e persistência
Estas habilidades são imprescindíveis para um produtor digital. Foco e persistência o ajudarão a definir o nicho e elaborar estratégias eficientes.
Primeiro, surge a ideia incrível e inédita. E como colocá-la em prática? É um meio muito volátil e competitivo. Se estacionar nesta etapa, nunca verá o resultado. Um produtor digital é especialista no assunto e sabe como transmitir seu conhecimento com facilidade. Logo, foca em sua meta e segue com perseverança. Muitos profissionais começam com algo pequeno e, com o tempo, ganham espaço no mercado digital.
Ter espírito empreendedor
Observe que a maioria dos cursos online e e-books buscam resolver algum problema. Basicamente, são dicas de especialistas para:
- Melhorar a qualidade de vida
- Superar a crise financeira e emocional
- Ter sucesso e felicidade
A maioria busca o sucesso e a plenitude em todas as áreas. Todos querem fugir do fracasso, ter a autoestima elevada e ser feliz. Um criador de conteúdos digitais tem espírito empreendedor. Empreender significa inovar, criar algo inédito que se destaque pela qualidade e criatividade. E, no mercado digital, o empreendedor vende a sua ideia através de meios digitais.
E faz isso observando qual a melhor forma de resolver determinado problema. Por exemplo: Aquela pessoa que não consegue ser bem sucedida, vive desempregada e sem dinheiro, ela procura “a chave para o sucesso”. O bom empreendedor digital investirá em um conteúdo relevante e realmente promissor para esta pessoa.
Amar o que faz
Parece clichê falar sobre o amor à profissão, mas é um ponto importante para se destacar entre os demais. O Marketing Digital chama a atenção, muitas vezes, com promessas de dinheiro fácil, e não é bem assim. O produtor digital que conhece e ama o que faz, certamente, atrairá um público fiel. As pessoas procuram por soluções verdadeiras para os seus problemas.
Então, se você ama um assunto e deseja ajudar pessoas com seu conhecimento, terá mais chances de ser bem sucedido como produtor digital.Antes de pensar no retorno financeiro, o produtor que ama a sua ideia e acredita nela fará o melhor trabalho apenas para compartilhar seu sucesso.
O que é um afiliado?
Ao lado dos produtores digitais, estão os afiliados. Estes trabalham divulgando e vendendo os infoprodutos. Em troca, recebem comissões pelas vendas. Eles são os intermediários entre o produtor e o consumidor final. Estes profissionais trabalham com vendas de produtos físicos e, recentemente, de produtos digitais. Para ser um profissional no mercado digital, basta fazer parte de um programa de afiliados.
A vantagem é que não precisa criar um produto, ter uma página própria ou realizar as vendas. O que este profissional faz é divulgar links e páginas que levam a conteúdos digitais criados pelos produtores. Depois disso, o próprio site direciona o cliente, finaliza a venda e repassa a comissão ao afiliado. Assim como o produtor, o afiliado também precisa ter certas habilidades para ser bem sucedido nesta profissão.
Como se tornar um afiliado?
Ter boa comunicação
Uma das principais qualidades de um afiliado é a boa comunicação, pois terá contato direto com os clientes. Para isso, é indispensável que saiba se comunicar com clareza oralmente ou através da escrita. A boa comunicação no meio digital exige também o conhecimento das ferramentas que serão usadas para a divulgação dos produtos.
Ser um bom vendedor
A principal função do afiliado é vender. Logo, suas habilidades com vendas são indispensáveis. Detalhes que se destacam em um bom vendedor são: simpatia, proatividade, persuasão e confiança.
O bom vendedor deve procurar divulgar produtos nos quais acredite, sobre os quais possa falar com propriedade. Assim, não somente atrairá o cliente pela simpatia e persuasão, mas pela honestidade. Clientes têm amigos e, se gostam de um atendimento, o recomendam para outras pessoas.
Gostar de trabalhar com pessoas
Mesmo se tratando de produtos digitais, o afiliado terá o contato mais próximo com os clientes. E para ter um relacionamento saudável, é preciso saber lidar com as pessoas.
Ter paciência para esclarecer dúvidas e ajudar o cliente. Afinal, ele busca no produto a solução para um problema. Então, é normal que faça perguntas, que busque o suporte mais próximo que será o afiliado.
Pesquisar e se manter atualizado
Uma das vantagens de ser um afiliado é a possibilidade de trabalhar com vários nichos, diferente do produtor, que se especializa em um assunto para produzir o conteúdo e foca em um nicho para sua produção.
O afiliado tem mais variedade. Mas isso exige constante pesquisa para estar sempre atualizado sobre os produtos que está divulgando. Sendo assim, é melhor começar a divulgar nichos que tenha mais intimidade com os assuntos. Afinal, para ser um afiliado de sucesso, também é preciso ter conhecimento daquilo que está promovendo.